A Bandeira do Município de Boa Ventura de São Roque foi idealizada e desenhada pelos alunos Adriano Morski e Edinho Cirineu da Silva da 8ª Série B, e mais o aluno Rudi José e a Professora Maria Helena Ferreira da 6ª Série do Colégio Estadual Adonis Morski, em concurso público Municipal de Boa Ventura de São Roque. Os trabalhos finais foram adaptados à Heráldice Municipalista Brasileira pelo heraldista e verilologo Reynaldo Valascki, dentro do padrão e normas da Lei Federal n° 5.700 de 01-08-1942 apresentando as seguintes características:
A presente Bandeira do Município de Boa Ventura de São Roque, projetada dividindo o retângulo Bandeira em 4 partes distintas, sendo duas (2) em cor verde (sinople) e duas (2) em cor azul (blue) e ao centro desenhado uma polijona em cor branca (metal prata) onde é aplicado o Brasão de Armas
As duas partes em cor azul (blue) simbolizam o firmamento e o céu que cobre a área total do Município de Boa Ventura de São Roque e a grandeza das áreas rurais existentes no Município. Parágrafo Terceiro As duas partes em cor verde (sinople) simbolizam a Esperança viva do povo de Boa Ventura de São Roque no sucesso e progresso do Município.
As faixas em cor amarela (metal ouro) que dividem o retângulo Bandeira simbolizam a riqueza natural do Município de Boa Ventura de São Roque.
O polígono em cor branca (metal prata) simboliza a fé, a paz, a religiosidade, o progresso do povo trabalhador de Boa Ventura de São Roque.
O Brasão de Armas aplicado no centro do retângulo Bandeira, representa: "O GOVERNO MUNICIPAL E SUA ERRADIAÇÃO QUE SE EXPANDE EM TODOS OS QUADRANTES DO TERRITÓRIO MUNICIPAL".
De conformidade com as regras heráldicas a Bandeira Municipal de Boa Ventura de São Roque terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional levando-se em consideração 14 (quatorze) módulos de altura por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo.